terça-feira, 28 de abril de 2009

Cartilha-do-nerd-em-seu-ambiente-de-trabalho

Resolvi escrever essa cartilha do NERD. Porque tem pessoas que ao sair de casa esquecem de tomar o simancol. Então para evitar aborrecimentos e constragimentos no ambiente de trabalho vai algumas dicas úteis básicas.
!1° -=> Evite fofoquinhas em ambiente de trabalho.!

* Sempre tem aquele grupinho que adora soltar o seguinte comentário ( Nossa amiga, você não sabe do babado ), evite esse tipo de situação, Se você quer babado ou fofocas vá para casa assistir TV FAMA, ou Super pop.

!2° -=> Evite falar mal de outra pessoa.!

* Você iria ficar satisfeito ou iria gostar se alguém falasse mal de você? Não.! Então evite.

!3° -=> Evite levar materiais para vender no trabalho.!

* O ambiente de trabalho serve e foi feito para se trabalhar, se fosse o caso você iria trabalhar como vendedor em alguma loja específica de "VENDAS", evite ao máximovender HD, vender memoria ram, vender monitor, bijouterias ou peças intimas, ou até mesmo aquele iphone novinho que você tem. A empresa aonde você trabalha não é a 25 de março.

!4° -=> Dedo na tela do monitor.!

* Eu sou um cara que não suporta monitor IMUNDO, tem sempre aquela pessoa que vai mostrar alguma coisa e ENFIA O DEDÃO na tela do monitor. Não há necessidade de enfiar o dedo no monitor apenas comente sobre o que você esta mostrando.

!5° -=> Evite utilizar o computador e o link da empresa para baixar qualquer coisa.

* Tem sempre aqueles que adoram instalar emule/kazza/shareaza/bitorrent e derivados, começam a baixar filme pornô ou a playboy do mês, Lembre-se você esta em uma empresa e não na sua casa. Sem contar nos filmes que serão lançados e o cara quer mostrar para o amigo que já tem o filme e utiliza o link da empresa para baixar 1T de filme.

!6° -=> Evite entrar no papo do colega ao lado

* Isso é fato notório sempre tem aquele(a) que sempre da pitaco aonde não é chamado(a), por exemplo, estão conversando sobre a solução de um problema, e o cara ou a mulher quer dar um/uma de fodão/fodona e abre a boca para falar besteira. Fique calado(a) e continue fazendo seu serviço.

!7° -=> Evite constrangimentos com o chefe

* Chefe nenhum gosta de puxa saco. Nunca chame seu chefe pelo diminutivo ou seja, se ele chama gustavo você vira e fala. "Bom dia gustavinho". Péssima idéia essa. Nunca faça isso. Evite ao máximo, seja sempre você mesmo. e seja profissional

!8° -=> Ninguem é obrigado a escutar as músicas que você escuta.

* Coloque um fone de ouvido, gosto para música é igual bunda cada um tem o seu.

!9° -=> Piadinhas

* Não existe coisa pior no mundo quando você esta concentrado(a) no que você está fazendo e aquele nerd solta aquela piadinha, mais antiga que museu, e começa a rir sozinho, porque só ele achou graça na piada. Terrível. Deveria fazer uma escola de circo e seguir carreira no circo de soleil.

!10° -=> Para os fumantes

* Evite fumar em horário de serviço, ninguém é obrigado a sentir o mal cheiro que exala de sua boca.

!11° -=> Evite se atrasar

* Procure chegar sempre no seu horário de serviço, muitos nerds chegam 2 horas atrasado(a) todos os dias. Seu chefe não é troxa, "E lembre-se o mal do malandro é achar que os outros é troxa" Nem adianta virar para ele e falar que o pneu do carro furou ou que a sogra morreu. Essas desculpas não colam hoje em dia.

!12° -=> Se você não sabe ? PERGUNTE.!

* Ninguém nasceu sabendo, por isso se você não sabe determinado assunto PERGUNTE.

!13° -=> Evite mentiras

* Essa parte é parecida com o 11° item, mas procure sempre falar a verdade desde a faxineira até seu chefe, eu digo que mentira nem perna tem. Tem sempre os sabe-tudo da empresa "incrível" formado em Harvard, Pós-Graduação MBA em Gestão de Software, bacharelado em Ciência da Computação, se ele(a) fosse tão bom mesmo não estaria trabalhando na empresa, com certeza estariam na google ou IBM da vida. Abra a boca para falar "quando perguntado" apenas a verdade sobre o que você faz ou sabe.

!14° -=> E-mails

* Evite mandar emails de festinhas/farras/Happy Hours muita gente não gosta de bagunça e nem é obrigado(a) a ler essas imundices. O que tenho visto muito são pessoas enviando aquele email que recebeu da amiga do amigo do cunhado do namorado da prima da tia, com aquela lista ENROME de emails mais de 70 na lista "Britney Spears abrirá cerimônia do MTV Video Music Awards clique na imagem abaixo". Bom, se a pessoa quer ver alguma notícia ela acessa em seu browser um site específico de notícias ou espera chegar em casa para ver Jornal Nacional. Utilize o email da empresa para negócios da empresa.

!15° -=> Salários

- Nunca compare salários com seu amigo(a) de trabalho, não fale sobre salários além de ser anti-ético não pega bem para você, caso seu chefe pegar você falando sobre o assunto ele vai virar pra você e falar. "Ta insatisfeito com o salário a saida é a serventia da casa pode ir embora, profissional igual você tem mais de mil"

!16° -=> Mesas e cadeiras

* Não existe coisa pior do mundo que mexer na sua gaveta/cadeira ou mesa. Prefiro nem comentar isso.

!17° -=> Computador da empresa

* Nunca sente no computador dos outros(as) ninguém gosta que mexam em suas coisas, a não ser o administrador da rede. Como você fica o maior tempo do dia no seu computador da empresa mexendo, você acaba pegando um carinho/amor pelo equipamento. Evite.

!18° -=> Sites de relacionamento e sala de bate papo

* Evite ao máximo abrir sites de relacionamento como orkut/fotolog/blog, e claro não entre em salas de bate papo, não vai acrescentar em nada no seu crescimento dentro da empresa ou aprendizado "BESTEIRA", Sempre tem aquela pessoa que adiciona a empresa inteira no seu orkut.

!19° -=> MSN

* Procure utilizar o MSN apenas para os contatos profissionais da empresa, de preferência crie um "NOVO" msn, deixe para conversar com a tiaque esta no japão quando você estiver em casa.

!20° -=> Limpeza e higiene

* Acho que esse item é o mais importante de todos, antigamente o cara era intitulado "nerd" por andar mal vestido ou todo bagunçado, ele era visto como uma pessoa inteligente e que não ligava para as coisas fúteis da vida como por exemplo tomar banho, fazer a barba e se vestir bem. Ninguém é obrigado(a) a sentir mal cheiro no ambiente de trabalho, sem contar que a empresa fica mal vista sem credibilidade perante seus clientes que visitam a empresa. Tome banho periodicamente, se vista bem, faça a barba, fique parecendo "GENTE", infelizmente a sociedade cobra isso. Afinal você não está na sua casa.

!21° -=> Evitar bater papo

* Você esta afim de bater aquele papinho, mas será que seu colega de trabalho quer bater papo ?. Nem sempre você quer conversar, e tem sempre a pessoa que solta a velha frase "Você está triste ? O que houve ? Você não quer conversar ? Você está estranho(a) hoje?." Respeite o silêncio dos outros, o simples fato da pessoa estar calada não implica que ela está triste ou qualquer outra coisa.

!22° -=> Atender o celular

* Depois que celular está custando 10 reais e dependendo da operadora ganha-se de graça virou um INFERNO, Creio que em algumas empresas a pessoa ou funcionário deveria trabalhar para Tim/Claro/Vivo/Oi, Porque passa o maior tempo do seu expediente ao celular e esquece de trabalhar. Faça o seguinte desligue o celular, ligue quando você estiver saindo da empresa. Você não vai morrer ficando 8hs sem celular.

!23° -=> Cartucho e toner de tinta

* Algumas pessoas acham que a impressora da empresa é aberta ao público, porque vira e mexe tem gente imprindo trabalho de faculdade, imprimindo segunda via de conta de luz, imprindo planilha de gastos do mês, enfim, para quem não sabe ou não tem consciência, um toner de tinta chega a custar 400 r$, quase um salário mínimo. Evite desperdícios.

!24° -=> Telefone da empresa

* Gente pelo amor de DEUS, as pessoas confudem liberdade com comodidade, o telefone da empresa não é "SEU TELEFONE". Use apenas quando necessário. Agora vem a parte pavorante, pessoas METEM o pesão em cima da mesa e fica no telefone conversando com a gatinha(o) marcando a balada de sexta anoite. Inadimissível.

!25° -=> Evite pegar canetas alheias

* Evite ao máximo pegar caneta mesmo que seja emprestado, porque sempre rola aquela velha frase " Me empresta sua caneta é "rapidinho", Não faça isso por favor, porque no final do dia você esquecerá de devolver.

!26° -=> Evite falar sobre software

* Linux é melhor, windows é melhor, FreeBSD é melhor, Esse tipo de assunto é uma simples opção, e ou escolha da pessoa pelo software que melhor se adaptou. Não perca tempo.

!27° -=> Evite ao máximo usar gírias

* Alguém já ligou para algum suporte de uma empresa e o atendente falava gírias ? Não existe coisa mais desagradável do que esse tipo de situação, Fica parecendo que você está falando com algum membro da facção crimonosa PCC, ( Coe brother, fala irmãozinho, pode crê, já é, demorou, firmeza, sinistro, irado, bonde, boladão. ) e afins. Existe alguns cursos atualmente que ajudam essas pessoas, são cursos de atendimento personalizado ao cliente. eu recomendo, caso você se encaixe nesse perfil.

!28° -=> Nunca seja bonzinho

* Existe uma grande diferença entre o Bom e o Bonzinho. Um dia saberemos que ser classificado como "bonzinho" NÃO É BOM... !

Escrito por Wesley Miranda

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